Parceria entre empresa de alimentos e rede de escolas gastronômicas viabiliza desenvolvimento de profissionais por meio de troca de experiências
A Bunge Brasil, uma das principais empresas de de alimentos do país, firma parceria com o IGA – Instituto Gastronômico das Américas, visando a valorização profissional e o desenvolvimento de talentos na gastronomia. “Nossa parceria se dá por meio da Academia Bunge. Temos chefs de cozinha que são reconhecidos nacionalmente por desenvolver e aprimorar técnicas e soluções que agregam praticidade e qualidade a padarias, confeitarias e restaurantes”, destaca Filipe Affonso Ferreira, vice-presidente de Alimentos & Ingredientes da Bunge Brasil.
A Academia Bunge é um espaço de inovação, capacitação e apoio ao desenvolvimento do setor de food service, bem como dos profissionais do segmento. Com 32 escolas e mais de sete mil alunos no Brasil, o objetivo do IGA é oferecer oportunidade a todos que querem se especializar na arte de cozinhar. A partir da união entre as empresas, os professores do IGA passam a se aperfeiçoar cada vez mais, por meio de cursos e palestras realizados periodicamente pela Academia Bunge. Nos últimos meses, mais de 30 chefs do IGA já foram capacitados. “Esse intercâmbio de expertises é extremamente positivo e a Bunge acredita no desenvolvimento de novos profissionais, por isso escolhemos o IGA como parceiro para investirmos na ampliação do acesso à informação e técnicas gastronômicas, principalmente em confeitaria e panificação.” - afirma o Chef Luiz Farias, Gerente Nacional de Serviço de Atendimento ao Cliente Bunge e Master Chef da Academia Bunge, que contribui com seu know how para os treinamentos.
Com cursos acessíveis tanto para donas de casa, quanto para crianças e também para os futuros chefs, o IGA preza pela qualidade de ensino e dos produtos utilizados nas aulas. “Como parceira, a Bunge nos ajuda a democratizar a gastronomia, proporcionando treinamento da Academia aos nossos chefs professores, focando na utilização diferenciada dos ingredientes de suas marcas, o que gera uma importante padronização das receitas e nivelação dos conteúdos apresentados”, afirma André Otero, Coordenador Acadêmico do IGA no Brasil.
Sobre a Bunge
Presente no Brasil há 110 anos, a Bunge é uma das principais empresas de agronegócio e alimentos do Brasil e uma das maiores exportadoras. Atua de forma integrada, do campo à mesa do consumidor. Desde a compra e processamento de grãos (soja, trigo e milho), produção de alimentos (óleos, margarinas, maioneses, azeite, arroz, farinhas de trigo, molhos e atomatados), serviços portuários até a produção de açúcar e bioenergia. Eleita empresa mais sustentável do agronegócio pelo Guia Exame de Sustentabilidade, a Bunge conta com cerca de 20 mil colaboradores, atuando em mais de 100 instalações, entre fábricas, usinas, moinhos, portos, centros de distribuição e silos, em 17 estados e no Distrito Federal. Marcas como Delícia, Salada, Soya, Salsaretti, Primor, Cardeal e Bunge Pro estão profundamente ligadas não apenas à história econômica brasileira, mas também aos costumes, à pesquisa científica, ao pioneirismo tecnológico e à formação de gerações de profissionais. Sobre o IGA O IGA (Instituto Gastronômico das Américas) nasceu em 2001 na Argentina, com duas escolas nas cidades de Rafaela, Santa Fe, San Francisco e Córdoba. Desde então, começou uma grande expansão regional e forte crescimento institucional baseando-se sempre na qualidade de ensino e administração das escolas. Ano a ano, foram inauguradas novas escolas e, em 2008, o IGA já se destacava com 39 escolas na Argentina, uma no Paraguai e uma na Venezuela. Em 2009, o IGA abre suas portas no Brasil, com escolas em Porto Alegre, Curitiba, Campinas, Belo Horizonte e Goiânia. Nos anos seguintes, continua a expansão para Uruguai, Bolívia e amplia seus projetos para o Brasil, tendo 13 escolas funcionando no país em 2011. Atualmente, o IGA tem mais de 30 mil alunos espalhados em suas 100 escolas em toda a América Latina, sendo 32 unidades localizadas no Sul, Sudeste e Centro Oeste brasileiro e mais de sete mil alunos no Brasil. O IGA também terá, em breve, sua primeira escola aberta nos Estados Unidos, em Miami.