Ourinhos recebe campanha de reciclagem da Ultragaz e da marca de óleo Soya Campanha “Junte Óleo, Ultragaz coleta, Soya Recicla” incentiva a reciclagem do óleo de cozinha pós consumo, uma importante prática de ecologia urbana e cidadania
A cidade de Ourinhos/SP foi escolhida para participar do projeto piloto da Campanha “Junte Óleo, Ultragaz coleta, Soya Recicla”, uma iniciativa da marca de óleo Soya da Bunge Brasil, da Ultragaz e do Instituto Triângulo. O objetivo é conscientizar a população, principalmente a dona de casa que utiliza óleo de cozinha, sobre a importância da reciclagem, evitando o descarte do óleo usado na rede de água e esgoto. Para participar, os moradores de regiões atendidas pelos caminhões da Ultragaz deverão entregar seu óleo usado. Para cada dois litros de óleo coletado, o morador receberá duas barras de sabão biodegradável, que é produzido a partir do próprio óleo reciclado. O projeto piloto, que terá duração de um ano e está sendo implantado também em três outras cidades (Ribeirão Preto/SP; Fortaleza/CE; Caucaia/CE), pretende recolher cerca de 500 mil litros do resíduo neste período.
Para divulgar a Campanha, faixas informativas estão sendo colocadas nos veículos de entrega de gás que circulam pelas cidades e os clientes Ultragaz receberão folhetos informativos e um funil, item que auxilia no armazenamento do produto. O óleo recolhido será encaminhado ao Instituto Triângulo, onde será transformado em sabão biodegradável, e a outras usinas parceiras, que transformam o produto em biodiesel, um combustível renovável. Esta campanha faz parte do programa Soya Recicla, que é realizado desde 2006 pela marca de óleo Soya e o Instituto Triângulo e já conta com uma rede de mais de 1600 pontos de coleta em São Paulo e no ABC paulista.
“Participar dessa iniciativa vem ao encontro do nosso objetivo de atuar de maneira cada vez mais sustentável. Além disso, a Ultragaz sempre se preocupou em oferecer para seus consumidores serviços diferenciados, deixando de ser apenas uma empresa que comercializa Gás LP. Por isso, buscamos parcerias que nos permitam fazer isso, e essa é uma delas. A coleta do óleo agrega valor ao serviço de entrega do gás de cozinha, trazendo mais um benefício para nossos clientes e o meio ambiente”, afirma Daniela Gentil, Gerente de Sustentabilidade da Companhia Ultragaz.
A mudança de postura das pessoas com relação à preservação do meio ambiente passa por um processo de sensibilização e conscientização. “Além de recolher o óleo, a Campanha “Junte Óleo, Ultragaz recolhe, Soya Recicla” quer formar opinião e multiplicar práticas de ecologia urbana e cidadania. Dessa forma ela se tornará autossustentável e com potencial para ser replicada em outras cidades”, completa Michel Santos, gerente de Sustentabilidade da Bunge Brasil.
Programa Soya Recicla
Só entre janeiro e setembro deste ano o Programa Soya Recicla recolheu e reciclou mais de 417 mil litros de óleo de cozinha pós consumo em São Paulo e no ABC paulista. Nestes nove primeiros meses do ano, a usina verde do Instituto Triângulo produziu mais de 246 mil pedras de sabão, e o óleo destinado à produção de combustível renovável gerou 375 mil litros do biodiesel. Sua utilização como combustível evitou a emissão de cerca de 4 milhões Kg de CO2 na atmosfera. “A Campanha ‘Junte Óleo, Ultragaz coleta, Soya Recicla’ contribuirá para ampliarmos ainda mais as ações de conscientização da população e também nosso volume de coleta e reciclagem, que deverá crescer cerca de 50% em 2014”, afirma Eduardo Maki, presidente do Instituto Triângulo. Desde o início do programa, há sete anos, já foram recolhidos e reciclados mais de 1,8 milhões de litros de óleo vegetal pós-consumo. Mais informações sobre a Campanha “Junte Óleo, Ultragaz coleta, Soya Recicla” estão disponíveis no site do Instituto Triângulo: www.triangulo.org.br .
Sobre a Bunge
Presente no Brasil desde 1905, a Bunge é uma das principais empresas de agronegócio e alimentos do Brasil e uma das maiores exportadoras. Atua de forma integrada, do campo à mesa do consumidor. Desde a compra e processamento de grãos (soja, trigo e milho), produção de alimentos (óleos, margarinas, maioneses, azeite, arroz, farinhas, molhos e atomatados), serviços portuários até a produção de açúcar e bioenergia. Hoje, conta com cerca de 20 mil colaboradores, atuando em mais de 100 instalações, entre fábricas, usinas, moinhos, portos, centros de distribuição e silos, em 19 estados e no Distrito Federal. Marcas como Salada, Soya, Delícia, All Day, Primor, Cardeal, Salsaretti e Bunge Pro estão profundamente ligadas não apenas à história econômica brasileira, mas também aos costumes, à pesquisa científica, ao pioneirismo tecnológico e à formação de gerações de profissionais.
Sobre a Ultragaz
Com mais de 75 anos de história, a Ultragaz é a pioneira em Gás LP (Liquefeito de Petróleo) no Brasil. Sua fundação marcou o início da venda de gás engarrafado no País, promovendo uma verdadeira revolução de nos hábitos: foi o fim da predominância dos fogões à lenha e o início de uma nova fase, resultando em um mercado que consome hoje 6,7 milhões de toneladas de Gás LP anualmente. A Companhia atua em todas as regiões do País, sendo que na Bahia opera com o nome Brasilgás, distribuindo aproximadamente 2 milhões de toneladas de GLP por ano para mais de 11 milhões de domicílios e cerca de 40 mil clientes empresariais. Sua rede de revendedores conta com 5000 parceiros e 22 lojas próprias, além da Revenda Sustentável, projeto inédito no mercado brasileiro deste segmento e construído de acordo com a USGBC (United States Green Building Council), organização norte-americana que promove a sustentabilidade em projetos, construções e funcionamento de edifícios.
Sobre o Instituto Triângulo
O Instituto Triângulo é uma organização não governamental com suas atividades voltadas para a mobilização ecológica no ambiente urbano. Tem como missão “Incorporar atitude sustentável no cotidiano das pessoas que vivem no ambiente urbano”. Atua desde 2003.